Tipos de Diabetes

Tipos de Diabetes

Há Três Tipos de Diabetes.

 

Diabetes Tipo 1

É também conhecido como diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune.

Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

 

Diabetes Tipo 2

É também chamado de diabetes do adulto, e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas com excesso de peso e com mais de 40 anos de idade, embora na atualidade se vê com maior frequencia em jovens, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana.

Neste tipo de diabetes, a quantidade de insulina está reduzida parcialmente e sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência à insulina, uma das causas de HIPERGLICEMIA. Por ser pouco sintomática, o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, o que favorece a ocorrência de suas complicações, principalmente cardiovasculares.

 

Diabetes Gestacional

A presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez é denominada de Diabetes Gestacional. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto, as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.