Tratamento do Diabetes

Tratamento do Diabetes

Ao receber o diagnóstico de diabetes, o paciente deverá iniciar seu tratamento imediatamente. O tratamento visa o controle dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, bem como a redução das complicações crônicas.

Todos os pacientes devem ser orientados a modificar o estilo de vida, através de uma alimentação saudável e prática de atividade física de forma regular. Na presença de excesso de peso, o paciente receberá orientações para a sua redução.

 

Tratamento Medicamentoso para o Diabetes tipo 1

O único tratamento medicamentoso disponível para o Diabetes tipo 1 é o uso de insulina aplicada no subcutâneo. A insulina pode ser administrada com seringas, canetas ou de forma contínua, através de sistemas de infusão contínua de insulina (SICI), também chamados de Bomba de Insulina.

 

Tratamento Medicamentoso para o Diabetes tipo 2

Para o tratamento do Diabetes tipo 2, seu médico irá prescrever medicamentos administrados por via oral e/ou insulina(s) por via subcutânea, após avaliar sua história clínica, fazer o exame físico, avaliar exames laboratoriais e identificar ou descartar a presença de complicações crônicas da doença.

 

Tratamento Medicamentoso para o Diabetes na Gestação

Se a paciente já tem o diagnóstico de diabetes prévio a gestação, uma adequação ao tratamento que já recebia deve ser realizado, evitando drogas não seguras nesse período e ajustando as doses das medicações quando necessário.

Quando a paciente recebe o diagnóstico de Diabetes Gestacional, o tratamento indicado é a orientação nutricional e muitas vezes o uso da insulina. Nesses casos, a insulina é suspensa logo após o parto. A paciente deve ser submetida a testes para reavaliação das taxas de açúcar no sangue cerca de 6 a 8 semanas após o parto.

Endocrinologista e Diabetologista?

Consulte com Especialista na Área

Agendar consulta