Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia.
A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA.
Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.
Quais são os Sintomas?
Aproximadamente metade dos portadores de diabetes tipo 2 desconhecem sua condição, uma vez que a doença é pouco sintomática. O diagnóstico precoce do diabetes é importante pois o tratamento evita sua complicações.
Quando presentes os sintomas mais comuns são:
- Urinar excessivamente, inclusive acordar varias vezes a noite para urinar;
- Sede excessiva;
- Aumento do apetite;
- Perda de peso – Em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva;
- Cansaço;
- Vista embaçada ou turvação visual;
- Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.
No diabetes tipo 2 estes sintomas, quando presentes, se instalam de maneira gradativa e muitas vezes podem não ser percebidos pelas pessoas. Ao contrário, no diabetes tipo 1 os sintomas se instalam rapidamente, especialmente urinar várias vezes ao dia e à noite, sede excessiva e emagrecimento.
Quando o diagnóstico não é feito aos primeiros sintomas, os portadores de diabetes tipo 1 podem até entrarem em coma, ou seja, perderem a consciência, uma situação de emergência e grave.
Quaisquer que sejam os sintomas, um médico deve ser procurado imediatamente para realização de exames que esclarecerão o diagnóstico.
Quem pode ter Diabetes?
Cerca de 90% dos portadores de diabetes é do tipo 2, pouco sintomática podendo passar despercebida e retardar o diagnóstico e o tratamento além de favorecer a ocorrência de complicações.
A presença de uma ou mais das seguintes condições sugerem a possibilidade da presença de diabetes:
- Familiares próximos portadores de diabetes;
- Idade maior que 45 anos;
- Excesso de peso ou obesidade;
- Pressão Alta;
- Cansaço;
- Colesterol elevado;
- Mulheres com antecedentes de filhos nascido com mais de 4,0 Kg.
Diagnóstico de Diabetes
O diagnóstico de diabetes é bastante simples. Procure um médico de sua confiança ou a unidade de saúde próxima a sua casa para a medida da glicose no sangue e saber se você é portador de diabetes.
Prevenção do Diabetes
Já dizia o ditado popular: “Prevenir é melhor do que remediar”! E isso já foi comprovado cientificamente para o diabetes tipo 2. Mantenha um estilo de vida saudável e controle seu peso. E se você tem familiares com diabetes, mais de 45 anos ou teve diabetes na gestação deve procurar um médico e realizar exames de rotina.